27 de set de 2012

PORQUE É DIFÍCIL ENCONTRA UM PASTOR QUANDO SE PRECISA DE UM?



Sim amigos, de fato, esta difícil de achar pastores. Mas sempre foi assim, não é um problema da nossa geração, é antigo e crônico. Porque? Porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. Não há muita gente que tenha tido seu coração inundado com um compromisso com outros que sublime toda as aspirações materialistas e que aceite submeter-se as privações existentes na vida, eu falo de 1 em 500, 1 em 1000 ou talvez 1 em 10 000. Quantos são não sabemos mas são poucos.

Contudo ultimamente o que nos surpreende, é que não faltam igrejas, não falta portas, não faltam cultos e eventos, mas porque faltam tantos pastores embora muita gente ostente o titulo?
Bem ao que parece, o titulo pastor banalizou, ele é usado para identificar qualquer pessoa que porte alguma função na igreja, bons cantores são pastores, bons administradores são considerados pastores, bons pregadores são chamados pastores, basta você ou ter algum zelo pela igreja, ou alguma pose impontente, já será chamado de pastor, contudo quando se precisar de um pastor, nenhum destes atenderá.

Mas e ai o que fazer?
Procurar usando os critérios de Jesus e não os atuais.
Em algum lugar entre os anos 80 e 90 venderam para nós que a aprovação ministerial e pastoral podia ser unicamente avaliada pelo número de membros ou pelo tamanho da igreja, embora isto possa ser um indicativo, muitos outros fatores são muito mais importantes, não se pode simplificar de maneira tão materialista as coisas, o problema é que a igreja atual desconsiderou isto, logo pastores-referencia são os dirigentes dos circos chiques nos grandes centros urbanos.
E é ai que esta o engano, toda vez que buscamos no gospel-busness ou nas mega-fashion-church um pastor acabamos por nos frustrar, por que lá não tem isto, tem outras coisas.
Mas ai você pergunta, no meio de tanta gente, e no meio de um colegiado pastoral não terá alguém?
Não, não terá, porque quem não pastoreia, também não deixa pastorear. Afinal, perde o espaço.

Mas então onde estão os pastores?
Eles não são muitos, mas existem, talvez tenhamos que gastar alguns tanques de gasolina caso queiramos ser por eles cuidados, mas devemos saber, eles existem. Basta que os busquemos usando os critérios do mestre, e não nos impressionemos com a ostentação dos “sacerdotes bacanas”.
E quando os acharmos? Bem, devemos apoia-los na medida do possível, isto porque a vida de pastores verdadeiros não costuma ser fácil em épocas em que os falsos imperam, afinal não se iluda, não há convivência pacifica entre eles, eles são inimigos mortais.
O que eu tenho procurado fazer tanto no meu blog como no facebook, é levar o povo a repensar seus valores ministeriais e ao mesmo tempo gerar uma discurso de motivação junto aos pastores verdadeiros que eventualmente me leem.
Acho que este assunto mereceria uma discussão mais aprofundada e de alcance. O que você acha?
Que AQUELE que sempre foi o pastor presente junto aos que com ELE quiseram andar, seja conosco na nossa procura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...