Há
acusações que procedem. São firmadas sobre relatos, sobre provas, sobre
documentos. São produzidas por pessoas honestas, que nunca tiveram qualquer
implicância contra o acusado. Mas há também acusações que não procedem.
Baseiam-se ora em equívocos ora na maldade humana, que não suporta ver um homem
íntegro. As provas são forjadas, falsas e mentirosas. As testemunhas, o
promotor de acusação e o juiz são todos subornados. Desde que o mundo é mundo,
há justos colocados na cadeia e criminosos colocados na rua.
(...)
As escrituras Sagradas dão orientações precisas sobra a necessidade de admitir
a culpa, caso o pecado tenha sido consumado; e sobre a necessidade de resistir
à acusação, caso não haja pecado. Quem pecou não pode se enganar a si mesmo e
mentir. Precisa declarar-se culpado e confessar o pecado praticado, para ser
perdoado e novamente lavado no sangue de Jesus (1 Jo 1.5-10). Quem não pecou
não pode ser enganado por seus acusadores e se entristecer. Precisa declarar-se
livre do pecado pela misericórdia divina e entregar-se aos cuidados de Deus
para não pecar contra Ele. Quem, depois de haver pecado, não confessa o pecado,
comete loucura. Quem, depois de vencer uma tentação, se julga culpado, também
comete loucura.
(...) Para ficar a salvo do bombardeio da acusação que procede, o pecador precisa parar de pecar e apropriar-se da justificação tornada possível por Jesus Cristo (Rm 5.1). Para ficar a salvo do bombardeio da acusação caluniosa, o pecador precisa dar graças a Deus porque tudo não passa de invenção humana e diabólica e abrigar-se cuidadosamente debaixo da graça de Deus.
(...) Para ficar a salvo do bombardeio da acusação que procede, o pecador precisa parar de pecar e apropriar-se da justificação tornada possível por Jesus Cristo (Rm 5.1). Para ficar a salvo do bombardeio da acusação caluniosa, o pecador precisa dar graças a Deus porque tudo não passa de invenção humana e diabólica e abrigar-se cuidadosamente debaixo da graça de Deus.
REVISTA
ULTIMATO – Maio de 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário