Sentir-se
cansado no trabalho e pouco produtivo é uma realidade cada vez mais comum no
mundo de hoje e relatada por diversas pesquisas
sobre o tema. Apesar de o stress ser apontado como o principal vilão deste
cenário, a forma de usar o cérebro pode ser a grande explicação, como mostra o
recém-lançado livro Brainconomics – descubra suas habilidades e maximize
sua eficiência (Ed. Atheneu).
O
médico oncologista Auro Del Giglio mostra no livro que a fadiga no trabalho
pode ser evitada poupando energia cerebral nas
atividades profissionais. Isso é possível quando as pessoas focam nas
habilidades que dominam e não se atentam às suas fraquezas.
Por
sabermos fazer melhor, também gostamos mais — demonstra o pesquisador —
o que motiva e dá mais energia para o trabalho e as atividades diárias. Conduzindo equipes
melhores. Diferenciar as equipes de acordo com seus pontos fortes é primordial
para o gestor, afirma o autor.
—
Um líder que consegue constituir equipes que privilegiem os pontos fortes de
seus integrantes para a execução das tarefas será mais efetivo e terá
resultados mais promissores, minimizando o
cansaço e a desmotivação dos seus colaboradores — explica. Dicas para não se
sentir cansado no trabalho
:: Procure trabalhar com o que sabe fazer
:: Ao focar nos seus pontos fortes, terá mais
prazer na atividade e menos cansaço
:: Não perca tanto tempo tentando
aprimorar suas fraquezas. Aceite-as
:: Equilibre sua vida pessoal e
profissional
:: Inclua estratégias para maximizar o
tempo
Fonte: Zero Hora, http://zerohora.clicrbs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário