18 de jan. de 2011

ENTENDES O QUE LÊS?

O livro hebraico com nome de“Sepher Tehillim” cuja traduçao é “O Livro dos Louvores", é conhecido por nós como Livro dos Salmos. Foi escrito para ser lido pelos israelitas. Teve varios autores entre eles Davi, Salomão e Moises. Foi escrito portanto desde o tempo em que os hebreus estavam no deserto (Salmo 90), passando pela época do reinado de Davi (Salmo 51) até o momento em que os judeus estavem no exilio na Babilonia (Salmo 126).

Os Salmos foram escritos com o objetivo induzir os hebreus a preservar a memória de suas experiências individuais ou coletivas com Deus e sua Palavra. A finalidade deste livro são diversas, entre elas Louvor (Salmos 8, 24, 29, 33, 47-48); Lamentos (Salmos 25, 39, 51, 86, 102, 120); Ações de Graças (Salmos 18, 66, 107, 118, 138); Cânticos de Confiança (Salmos 23, 121, 131); Salmos Reais (Salmos Sl 20-21, 24, 45, 93); Salmos Sapienciais 1, 37, 49.
No Salmo primeiro o salmista compara o justo e o ímpio, destacando o fim de cada um. O verso em destaque é o 3 que diz: “…Ele (justo) é como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo, já o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido…”
Já o salmo 2 é um Salmo messiânico descreve a rebelião das nações contra os reis escolhidos por Deus e alerta contra este tipo de pensamento insensato. O verso em destaque é o 8 que diz; “…Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão…”
No Salmo 3 o rei Davi pede para o Senhor protegê-lo de seus inimigos e encontra descanso e segurança no cuidado do Senhor. O verso que melhor expressa este salmo é o 5, que diz: “…Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta…”
Já o Salmo 4 é possível ver Davi pedir a Deus que o justifique diante de seus acusadores, ele encontra descanso em saber que Deus o manterá salvo. O versículo significativo é o 4 que diz: “… Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai…” No quinto Salmo Davi pede a Deus que o guie e o proteja. Também pede a Deus que destrua seus inimigos ímpios. O verso significativo deste Salmo é o 7 que diz: “… eu porem, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temos…”
No Salmo 6 Davi diz estar cansado de tanto lamentar e ora para que o Senhor tenha misericórdia dele. Davi confia que Deus ouve sua oração. O verso que melhor expressa este fato é o 7 que diz: “…Meus olhos, de magoa e acham amortecidos, envelhecem ora usa de todos os meus adversários…”

Finalmente no Salmo 7 Davi pede para Deus sondar seu coração e ver se ele pecou, pois sabe que Deus protege o inocente e frustra os planos do ímpio. O primeiro verso é consolador uma vez que diz: “…SENHOR, Deus meu, em tim me refugio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...