18 de fev de 2012

ATORES RELIGIOSOS



Os evangelhos atribuem a Jesus, o uso da palavra grega hipócrita para caracterizar a atitude dos escribas, muito provavelmente não era essa palavra que foi usada, foi outra, isto porque Jesus ensinava em aramaico e hebraico, contudo os evangelistas buscam esta palavra no grego para exprimir o que Jesus quis dizer. 

E interessante saber o que essa palavra significava no contexto que foi escrito, hipócrita era a palavra para ator, no teatro grego, eles representavam se utilizando de mascaras, essas eram chamadas de “personas”, elas tinham feições tristes ou alegres dependendo da mensagem. 

O que os evangelistas queriam ensinar para a igreja primitiva, e para nós também, é que a fé para alguns é uma representação, um palco, um teatro, e nessa representação alguns se utilizam de “personas”, mascaras para reforçar os papeis que cumprem nas suas instituições, nunca exercendo o que é imprescindível para vida de discípulo, a saber, a transparência. 

Que AQUELE que nunca representou, antes ensinou aos que com ELE andaram a caminhar pela verdade nos salve de toda a mascara.   

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...