24 de out. de 2010

LAUSANE III - Cape Town 2010


Em virtude do pleito eleitoral no Brasil nós cristãos nao nos percebemos de um evento importantissimo e historico, o Cape Town 2010, uma versao do congresso de Lausane do seculo XXI. o chamado "Lausane III". Alguns brasileiros estão lá e tem colhido o melhor dos debates. segue aqui as impressões do Pr Fabricio Cunha, http://fabriciocunha.com.br/Pastor de Jovens da IBAB em São Paulo. vale a pena ler o qeu ele escreve em relaçao ao primeiro dia.


O DIA
Exatamente às 15h30 de hoje, Douglas Birdsall, “chairman” do Comitê de Lausanne para a Evangelização Mundial, deu as boas vindas a mais de 4.000 pessoas
, vindas de todos os continentes, dos mais diversos países, para 08 dias especiais de celebração da fé, compartilhar de testemunhos e avaliação da caminhada da igreja mundial, em vistas de novas perspectivas para a evangelização.
Em seguida, o egípcio Ramez Atalah explicou toda a metodologia da parte principal do programa do congresso, os pequenos grupos.
O mais impressionante de tudo: todos os participantes assistem ao encontro sentados em mesas de 06 pessoas, moderados por um líder previamente preparado (trabalho nessa equipe) onde se compartilha histórias de vida e se estuda as pregações simultaneamente assim que elas terminam.

Subversivamente, os latino americanos já fizeram sua primeira reunião fora do programa, claro. Foi um encontro de todos os membros da Fraternidade Teológica Latino Americana, onde “mais jovens” e “mais velhos” compartilharam expectativas para o CLADE 5 (Congresso Latino Americano de Evangelização), que acontecerá em julho de 2012, bem como testemunhos dos núcleos espalhados por todo continente. Dentre muitos, estavam presentes Tito Paredes, René Padilla e Robinson Cavancalti, membros fundadores da FTL (1970), Victor Rey, presidente da FTL Continental, Carlinhos Veiga, presidente da FTL – Brasil e Ruth Padilla, executiva continental da instituição.


Às 19h00 aconteceu a celebração de abertura com muita música, um vídeo contando parte da história da propagação do evangelho no mundo, testemunhos de pessoas que foram fundamentais para a propagação do evangelho na África, Ásia e América Latina, uma introdução aos propósitos atuais do Comitê de Lausanne e as boas vindas oficiais, sucedida de uma oração de encerramento feita pelo Bispo Anglicano Henry Orombi, presidente honorário do comitê anfitrião.
A delegação brasileira encontra-se toda no mesmo hotel. Vamos e voltamos do congresso de ônibus fretado. Imaginem a bagunça.
Amanhã começaremos o estudo indutivo da carta de Paulo aos Efésios, que faremos durante toda a semana.


A HISTÓRIA
Um dos membros de meu pequeno grupo é o pastor venezuelano Ylidio Metodio, 71 anos de idade, 49 de ministério
. No final de nosso encontro, pedi que cada um falasse de sua maior expectativa em relação ao Congresso, ao que ele pediu a palavra e disse: “quero aprender tudo o que puder”. Ele é pastor fundador de uma igreja que tem mais de 30 mil membros na Venezuela. Nessa situação, muitos de nós consideraríamos seriamente a possibilidade de parar. Ele não! Imendou dizendo: “se meu Mestre deu tudo o que tinha, inclusive sua vida, em favor das pessoas, quero fazer o mesmo até o final de minha vida.”

A FRASE
“Deus, em Cristo, estava reconciliando consigo todo o mundo”. Texto que dá base ao tema do congresso.


A PESSOA
Ver o Pr. René Padilla caminhando pelos corredores do congresso é emocionante e inspirador.
Foi um dos preletores de 1974, ou melhor, foi um dos principais preletores de 1974. Sua tese sobre uma evangelização que considerasse o contexto e que afetasse o homem em todas as suas implicações, que se tornou o que chamamos de Teologia da Missão Integral é, até hoje, um elemento gerador de profundas discussões e inquietações no cenário protestante internacional. Tê-lo por aqui é um grande privilégio.

A “BRASILEIRADA”
Os brasileiros são alegres, barulhentos e “sem noção”.
Fomos passear pela manhã numa montanha turística da cidade, chamada
Table Mountain . Um dos integrantes do grupo perdeu seu bilhete, travou a fila com mais de cem pessoas atrás e tentou pular a roleta, como deve fazer no metrô de sua cidade… Quase apanhou do funcionário…
#Vergonha…rsrsrs
Amanhã tem mais!!!
Fabricio Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...