29 de set de 2008

Usando a Bíblia para votar.

1.
Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça e o pecado, como com tirantes de carro! (...) Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! (...) os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!
Isaias 5. 18, 20, 23
Porque entre o meu povo se acham perversos; cada um anda espiando, como espreitam os passarinheiros; como eles, dispõem armadilhas e prendem os homens. Como a gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de fraude; por isso, se tornaram poderosos e enriqueceram.
Jeremias 6.26, 27
A Bíblia ensina a escolher pessoas que promovem justiça e honestidade e que sejam contra corrupção, fraude e suborno.


2.
Quebrou o SENHOR a vara dos perversos e o cetro dos dominadores, que feriam os povos com furor, com golpes incessantes, e com ira dominavam as nações, com perseguição irreprimível.
Isaias 14.4,7
Habitem entre ti os desterrados de Moabe, serve-lhes de esconderijo contra o destruidor. Quando o homem violento tiver fim, a destruição for desfeita e o opressor deixar a terra, então, um trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará com fidelidade um que julgue, busque o juízo e não tarde em fazer justiça.
Isaias 16.4,5
A Bíblia ensina a escolher pessoas que promovem paz e entendimento e sejam contrários a violência, arbitrariedade e truculência.

3.
Sendo, pois, o homem justo e fazendo juízo e justiça (...) não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor a coisa penhorada, não roubando, dando o seu pão ao faminto e cobrindo ao nu com vestes; não dando o seu dinheiro à usura, não recebendo juros, desviando a sua mão da injustiça e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem;
Ezequiel 18.5,7,8
A Bíblia ensina a escolher pessoas que promovem a defesa dos mais necessitados e sem recursos (em situação de vulnerabilidade) e que sejam contra os corruptores, agiotas e especuladores financeiros.


4.
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!
Isaias 5.8
A Bíblia ensina a escolher pessoas que promovem oportunidade de moradia para todos e que sejam contra especulação imobiliária ou concentração destas com objetivo egoísta.

5.
Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
Tiago 5.4
A Bíblia ensina a escolher pessoas que promovem a justiça com os que trabalham e que se oponha a exploração desses.


6.
Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.
Isaias 65.20
A Bíblia ensina a escolher pessoas que aspirem que as crianças recém nascidas vivam (contra a mortalidade infantil) e que os velhos sejam tratados com dignidade. Essas pessoas devem se opor ao descaso com as crianças (menor abandonado) e com o idosos.

7.
Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.
Oséias 4.3
A Bíblia ensina a escolher pessoas que protejam a natureza dos abusos e que se oponham ao uso destrutivo desta em prol de ambições egoístas.


8.

Eles estabeleceram reis, mas não da minha parte; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.
Oséias 8.4
O que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações.
Provérbios 24.24
A Bíblia ensina a escolher pessoas que são a favor da legitimidade do poder e não da conquista dele de maneira ilegal ou golpista.


9.
Com ira e furor, tomarei vingança sobre as nações que não me obedeceram.
Miquéias 5.15
A Bíblia ensina a escolher pessoas que são conscientes do juízo de Deus sobre toda e qualquer nação, independente do credo religioso desta.

Quando esses textos foram escritos na Bíblia a mais de 2500 anos não o foram com o intuito de escolher um político para exercer um cargo público no Brasil do século XXI. No entanto esses textos mostram claramente qual é o ideal de sociedade e de cidade que Deus almeja para que a sua criação viva, logo podem servir de balizadores não somente para escolha de políticos mas para a pratica de vida e conduta de cada ser -humano principalmente se esse for um cristão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...